Trabalho de conclusão de bacharel em música pela fiamfaam com habilitação em composição fazendo comparações entre as linguagens musicais do pianista Brad Mehldau e o compositor Johannes Brahms através de ferramentas analíticas.
Este trabalho trata sobre a influência da linguagem musical de Brahms nas composições e improvisações jazzísticas de Brad Mehldau em diversos níveis de assimilação. O objetivo é compreender como se manifestam as relações motívicas, harmônicas, rítmicas, orquestrais e contrapontísticas entre os dois compositores, investigando suas principais intenções quanto ao estilo musical, expressividade, técnica e estética. A fim de demonstrar a apreciação de Brad Mehldau em níveis conscientes e inconscientes sobre as obras de Brahms, os desdobramentos em sua maneira de tocar jazz ao piano e as relações entre o pensamento musical de ambos, são examinados alguns artigos publicados pelo próprio Mehldau em seu site, tratados de harmonia e contraponto, teoria pós-tonal, história e estética além de partituras, áudios e vídeos. Estas associações reafirmam a ideia canônica onde a tradição musical é estendida à modernidade como uma linha contínua mesmo diante a suas transformações geradas pela contemporaneidade. Isto se torna evidente a partir das obras de Brahms e de Mehldau no retrocesso a tradições musicais quanto a música de Bach, que afeta os Lied, Sinfonias e Variações até Standards, improvisações de piano solo ou trio de jazz.
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